• Qualidade de sono em estudantes de medicina: comparação das diferentes fases do curso


A qualidade do sono tem sido estudada entre estudantes universitários; tais estudos demonstram prejuízos nessa qualidade, que são ainda maiores quando se trata de estudantes do curso de graduação em medicina, que têm elevada carga horária acadêmica e responsabilidades em diversificadas atividades, gerando impactos importantes na qualidade do sono.
Os estudantes universitários apresentam interferências no seu ciclo circadiano mediante o estresse do ambiente acadêmico,(1) que é agravado com hábitos como acessar a internet, assistir televisão, e fazer uso de álcool e tabaco,(3) hábitos esses frequentemente encontrados nessa população. A melhora da qualidade do sono relaciona-se com a realização de esportes e de atividades extracurriculares.(8) Sabendo-se que esse prejuízo na qualidade do sono interfere diretamente na eficácia acadêmica(4) e também na ordem emocional,(6) ressalta-se a importância da mensuração da qualidade do sono em estudantes de medicina, além do acompanhamento desse aspecto nas diferentes fases da graduação. Para isso, na literatura, há instrumentos de autoavaliação da qualidade do sono, como o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh), validado para o português falado no Brasil,(11) que, por sua elevada eficácia (alta especificidade e sensibilidade), tem seu uso recomendado tanto para a prática clínica como também para a pesquisa científica. O PSQI é composto por 19 itens, que abrangem o tempo de latência do sono, os horários quando se deita e desperta, assim como a qualidade do sono e dos cochilos. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção subjetiva da qualidade de sono em estudantes de medicina, comparando as fases do curso, por meio da aplicação do PSQI.
Elaborado por;
Camila de Castro Corrêa1 , Felipe Kazan de Oliveira1 , Diego Scherlon Pizzamiglio1 , Erika Veruska Paiva Ortolan2 , Silke Anna Theresa Weber 14 de abril de 2017.

Comentários

Postar um comentário